sexta-feira, junho 21

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Capitólio-MG realiza Conferência Municipal de Educação

            Nesta segunda-feira, dia 17 de junho de 2013, a Secretaria de Educação do município de Capitólio-MG realizou a Conferência Municipal de Educação, na Escola Municipal Elias Teodoro. O evento faz parte da etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que será realizada entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014 em Brasília.



            O tema "Educação de qualidade: Responsabilidade de Todos Nós!" é um estímulo à participação da sociedade no processo de elaboração das políticas pública para a Educação. O caráter participativo garante que educadores, pais e sociedade civil organizada possam colaborar com o futuro da Educação, no município, estado e no país.
            O credenciamento dos participantes foi das 07h30min às 08h00. Em seguida junto com os jovens da Guarda Mirim todos cantaram o Hino Nacional.



Thiago nos brindou com sua linda voz e o solo de seu violão. Cantando a música Caderno/Toquinho e Para não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré.



O Secretário Municipal de Educação João Antônio Alves fez a abertura, apresentando o Regimento Interno da Conferência e logo em seguida falou sobre “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação.” e também sobre “Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.”


Passou-se a palavra para o Prefeito Municipal José Eduardo Terra Vallory, que falou sobre “Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social.”


Logo em seguida teve um intervalo para o café. Continuaram-se os trabalhos com os palestrantes: Deputado Federal Nilmário Miranda, que falou sobre “Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos.”


 Gleison de Oliveira que falou sobre “Educação, Trabalho, e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente.”


Marlene Aparecida Chaves Gonçalves que falou sobre “Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho.”


Depois deste tema teve um intervalo para o almoço. Após o almoço deu-se continuidade aos trabalhos com Bertonlúcio Mendonça de Macedo, que falou sobre “Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.”

Em seguida distribuíram-se os grupos para discussão de cada eixo. Voltando para a plenária cada grupo expôs suas ideias, formulando assim o documento final em anexo. Passou-se a votação dos Delegados que  representarão o município de Capitólio na Conferência Micro-regional em Passos no dia 19 de junho de 2013.
            Participaram do encontro, que ocorreu entre 07h30min e 17h30min, o Deputado Federal Nilmário Miranda, o vereador Renato Mecânico (PT), a vereadora Paula Enfermeira(PT) com grande  participação na Comissão, Messias Secretário de Esportes, Maria das Graças Melo secretária de Assistência Social, Vicente Paulo Leite secretário de Turismo, Bertonlúcio secretário de Controle Interno, Chico representando o Conselho Tutelar da Criança e Adolescente e Guarda Mirim, 80 educadores, pais, estudantes e outros profissionais do sistema municipal de ensino - da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos, que estão instaladas no município.



            Voltando para plenária cada grupo expôs suas ideias, formulando assim o documento final. Passou-se a votação que representaram o município na Conferência Micro-regional de Passos em 19/06/2013. Ficando assim o resultado: Alice Maria da Silva Lima representante de Pais, Celma Maria da Silva representante de estudantes, Rosângela Maria Oliveira Santos representante do Sindicato dos trabalhadores Municipais, Izabel Cristina de Carvalho Rodrigues representante dos trabalhadores em Educação.
      Finalizamos agradecendo, a Comissão Organizadora do Evento, a equipe do Departamento de Educação coordenada pela Cristina, a Adeilda diretora do CRAS pela participação e empréstimo do som, os participantes pela colaboração nos debates e todos que com seus trabalhos foram responsáveis pelo êxito da conferência.



              A Conferência Intermunicipal aconteceu no Auditório do Instituto Federal Sul de Minas em Passos no dia 19/06/2013. Após formarmos grupos por Eixos Temáticos com representantes dos municípios da Micro-região, a partir dos relatórios de cada Conferência Municipal produzimos um relatório final com os pontos consensuais a serem apresentados na Macro-região. 


Em seguida elegemos os delegados, sendo, Celma Maria da Silva representante de estudantes de Capitólio, Rosângela Maria Oliveira Santos representante do Sindicato dos trabalhadores Municipais de Capitólio como representantes dos gestores de Capitólio na Conferência Macro-regional que será realizada em Divinópolis-MG.











Capitólio, 21 de junho de 2013.


João Antônio Alves – Secretário Municipal de Educação.



2 comentários:

  1. Belíssimo trabalho, companheiro João Antônio Alves. Gostei muitos de ver Nilmário Miranda participando da Conferência em Capitólio. PARABÉNS. Muitas bênção de DEUS para todos da administração municipal. QUE A NOSSA CIDADE AVANCE E PROGRIDA MUITO NA ADMINISTRAÇÃO PETISTA.
    Um grande abraço a todos
    João Antônio de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Obrigado companheiro, ser companheiro já é uma conquista ser amigo companheiro é um orgulho. A nossa história foi construída pelo amor que temos na profissão. A história de quem acredita nela não morre com a sua transferência, você levou para BH o mesmo sonho que iniciou em Capitólio. O grande privilégiado foi o semelhante. Diante de bons projetos nos ajude.

    ResponderExcluir